O carisma de Charlie Chaplin na Campanha de Marca feita para a ONG ABADA e os projetos voluntários para o Terceiro Setor

December 9, 2016

 

O MKM Studio Criativo também atende o terceiro setor, com alguns projetos voluntários em prol de ONGs que atuam por uma sociedade mais inclusiva.
Um dos projetos de bastante relevância recente é o da ABADA - Associação Blumenauense de Amigos dos Deficientes Auditivos.

 

A ONG passou por uma redefinição da identidade visual e posicionamento de mercado.

Embora a ABADA já esteja atuando no segmento de deficientes auditivos há mais de 20 anos, ela não está entre os nomes mais citados na pesquisa direta com os blumenauenses.
Este era o maior desafio, trazer carisma para a ONG que já esteve muito melhor no passado e também engajar voluntários para esta nobre causa.

 

A campanha de marca surgiu dessa parceria entre a fundadora do MKM Studio Criativo, Michelle Karine de Melo e a diretoria da ABADA, em um trabalho acadêmico durante a graduação em Comunicação Social e contou com a orientação do renomado Arnaldo Zimermman

 

Durante a execução do projeto inicial, a identidade visual da ONG sofreu alterações bastante pontuais e teve uma adequação ao design atual, mais clean e minimalista. 
Para reforçar o propósito da ONG que atua incluindo o deficiente auditivo no mercado, também foi utilizado um ícone do cinema mundial mudo, o famoso Charlie Chaplin.
Este projeto contou com a parceria de um colega de graduação, Sandro Draeger, que atuou diretamente na produção do jingle da marca, no início do trabalho, e trouxe todo aparato musical para o laboratório de gravação, além de também acompanhar as horas de versos na feitura da composição. O projeto, no tocante à parte de mídia radiofônica, também contou com Cecília Rengel e Ester Rowe, as lindas vozes e sons que compõem o dueto do jingle

Ainda durante a divulgação da campanha, algumas menções foram conseguidas em parceria entre a ABADA e as rádios Menina FM, Guararema FM e Rádio Club.
Posts patrocinados no Facebook aumentaram o número de curtidas e até o momento o engajamento do público aumentou substancialmente na Fan Page.

 

Essa parceria do estúdio perdura até hoje e o projeto de Marketing da ABADA 2017 já está em desenvolvimento. Além disso, mais voluntárias atuam nessa parceria, cada qual desempenhando as tarefas que lhes foram confiadas.
São elas Juliana Machado, graduanda em Comunicação Social pela FURB, Luciele Kessler, especialista em Mídias Sociais pela UNIVALI e Pricila Silva, graduanda em Marketing pela Uniasselvi. As duas primeiras atuam diretamente na Fan Page da ONG e são as principais responsáveis pelo aumento do engajamento entre os seguidores

 

Está previsto aumentar a equipe de voluntários e o foco do ano que vem é a parceria direta entre a ONG e a FURB, na adesão desses  voluntários que põe em prática suas aptidões profissionais.
Com isto, espera-se um resultado mais satisfatório no retorno do pedágio anual da ABADA e também no bazar em prol da ONG.


Certamente a parceria entre o estúdio e a ONG ainda renderá muito em 2017 e dali portas serão abertas a outros que darão continuidade. No que depender do nosso personagem carismático, Charlie Chaplin, tudo dará certo.

 

 

_____________________________________________________________________________________

 

 

RELEASE DA CAMPANHA

 

 

Ouça o Jingle da marca aqui:

 

 Acompanhe o SPOT da campanha aqui:

 

Demais peças produzidas para a campanha você acompanha aqui.

 

 

FICHA TÉCNICA

Redação, Direção de Arte e Direção de Criação: Michelle Karine de Melo

Produção e Brainstorm: Sandro Draeger

Composição, Voz e Instrumentos: Cecília Rengel e Ester Rowe

Aprovação: Nilva Goretti Fermollen

Briefing: José Alcir Montibeler

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Os benefícios de se contratar um studio digital. Um novo modelo de negócios baseado em coworking e como isso pode ajudar MEI na crise

November 26, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square