Hidden news e notícias falsas: qual a relação?

May 17, 2018

 

 

 

 

O termo “Hidden News” vem da ideia de ocultação de notícias. Assim como existe a ocultação da verdade - notícias falsas - há também a falta de informação. As hidden news estão intrinsecamente relacionadas ao modelo de produção de conteúdo nos meios de comunicação e se conectam com as notícias falsas. Para o pesquisador do IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), Adolfo Sachsida, pior do que as notícias falsas são as notícias escondidas. Segundo ele, é a “ocultação deliberada da informação visando destruir um oponente, ou um movimento, ou mesmo uma ideia pela proibição silenciosa de sequer anunciar sua existência”.

 

Mauro Wolf, em seu livro Teorias da Comunicação apresenta um panorama e uma evolução da pesquisa sobre comunicação de massa. Em primeira instância, Wolf faz uma análise sobre as estratégias do modelo de comunicação da televisão. Já a segunda tendência são os estudos “da sociologia dos emissores ao newsmaking”. Discute-se que as notícias veiculadas pelos meios de comunicação não são um total reflexo da realidade social, pois são determinadas por um padrão industrial de produção de notícias.

 

Na área do jornalismo, por exemplo, Wolf destaca: com uma abundância de fatos cotidianos, a organização do trabalho jornalístico se dá por meio de um processo de rotina industrial, no qual alguns critérios são levados em conta, tais como: importância dos envolvidos, quantidade de pessoas atingidas, interesse nacional, feitos excepcionais, atualidade, novidade, brevidade etc.

 

A partir do momento em que não temos acesso à determinada informação, ficamos vulneráveis a acreditar nas notícias de meios alternativos e menos confiáveis. Desse modo, as hidden news podem dar abertura a uma maior disseminação e potencialização de notícias falsas. Assim, o cenário atual de desinformação e seu entorno nos traz uma singela reflexão sobre o modelo de produção jornalística e publicitária.

 

A produção de conteúdo (ou a falta dele) não deve, de forma alguma, dar margem para uma abertura de maior vulnerabilidade social frente às notícias falsas. Salientando que as notícias escondidas não ocorrem somente em meios de comunicação de massa e que sua prática deliberada está relacionada principalmente à maneira como produzimos notícias.

 

É comum que se confundam os meios de comunicação com a própria comunicação, pois dificilmente conhecemos algo se não por meio dela. Mas, na verdade, estes não passam de instrumentos genuínos, dispostos como um verdadeiro arsenal a ‘comunicadores’ de todo o tipo.

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Os benefícios de se contratar um studio digital. Um novo modelo de negócios baseado em coworking e como isso pode ajudar MEI na crise

November 26, 2016

1/1
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square